Translate

PROFISSÕES ALTERNATIVAS E INUSITADAS III: Engenharia ambiental


Como tomar uma decisão empresarial sem interferir nas questões ambientais que afligem o mundo? O tema é quente, tratado com reserva no mundo dos negócios e, por conta disso, a carreira do engenheiro ambiental ainda é nova.
Esse profissional promove o desenvolvimento econômico sustentável, ou seja, que respeita os limites dos recursos naturais. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. A principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. O profissional realiza estudos de impacto ambiental e propõe soluções que visam ao aproveitamento racional dos recursos naturais. Além disso, elabora e executa planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas ou degradadas. Pode ocupar-se, ainda, do estudo de várias fontes de energia e da avaliação do potencial energético de uma região.


O mercado de trabalho

A procura pelo engenheiro ambiental é grande, principalmente por causa das exigências legais de proteção ao meio ambiente. Empreendimentos que exigem avaliações de impacto ambiental, como usinas termoelétricas, indústrias de base (química e petroquímica, de mineração, side rurgia e de papel e celulose) e grandes obras de infra-estrutura (rodovias e ferrovias), buscam cada vez mais o especialista para o controle de poluição. No setor público, há vagas em prefeituras, órgãos do meio ambiente, como o Ibama, e empresas estatais que atuam nas áreas de tratamento de esgoto e conservação e recuperação de áreas degradadas.



A Empresa Brasiliera de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem aberto vagas na área de estudos climáticos. No setor privado, o graduado pode atuar em departamentos de planejamento e gestão ambiental de grandes indústrias, como as da área de exploração de petróleo. O engenheiro ambiental pode trabalhar em empresas de consultoria e auditoria ambiental, que atendem à demanda de serviços por parte, principalmente, de construtoras. O profissional é solicitado ainda para trabalhos em equipes multidisciplinares, em que faz estudos de impacto ambiental. As oportunidades são maiores no Sudeste, em áreas de concentração industrial ou agrícola. Na região Norte, esse engenheiro é bastante procurado para trabalhar nos segmentos de mineração e na gestão de recursos naturais, que envolve a implantação de sistemas de tratamento de efluentes e a busca da certificação ISO 14.000, relativa aos cuidados com o meio ambiente. O currículo do curso é multidisciplinar e engloba matérias das áreas de exatas, biológicas e sociais aplicadas. Assim, as aulas de matemática, física, química e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, topografia e hidráulica. A partir do terceiro ano, o aluno aprofunda o estudo de conteúdos profissionalizantes que incluem o tratamento de resíduos, o cálculo de emissões na atmosfera e a avaliação de impactos ambientais, entre outros. A realização de estágio é obrigatória, assim como a apresentação de um projeto de conclusão de curso, que é desenvolvido nos três últimos períodos da graduação. 




O curso dura em média cinco anos. Outro nome: Eng. de Rec. Hídricos e do Meio Amb.
Saiba onde estudar: www.estudantes.com.br/faculdades/curso.asp?cur=165
 

Extraído e adaptado de guiadoestudante.abril.com.br 23/09/2009 às 18h

A Arca de Noé para concursos públicos


Você deve conhecer a história da Arca de Noé. O mundo estava indo de mal a pior e Deus, vendo que Noé era um homem justo, diferente, avisou-o de um grande dilúvio que inundaria a Terra. Foram dadas todas as instruções para a construção de uma grande arca que pudesse salvar Noé, sua família e um casal de cada animal.
Noé, confiante na palavra recebida dos céus, inicia a construção e passa a ser objeto do escárnio de todos. Ninguém podia acreditar que viria uma chuva tão grande assim, e acharam que Noé tinha perdido o juízo. Noé suportou anos e anos de ironias e achincalhes, pois a construção não foi concluída rapidamente.
Contudo, quando a Arca finalmente ficou pronta, veio a chuva por 40 dias seguidos e toda a Terra ficou inundada. Existem vários estudos e teorias se a história aconteceu mesmo ou é apenas uma lenda, como era a arca, onde ela está etc. Há explicações geológicas para a história, questionamentos etc e, em parte, crer que aconteceu é uma questão de fé. Por outro lado, há mais de 270 registros diferentes para essa história, em culturas e povos totalmente diferentes e espalhados por todo o mundo. Mas, para o fim que pretendo, não importa se você acredita ou não que o fato aconteceu.

O que importa é que, na história, ou lenda, Noé passa muito tempo na Arca, mas salva sua vida e a de seus familiares, e a bicharada toda. Os concursos são muito parecidos com a história da Arca, acredite.

O mundo estava indo de mal a pior. Do mesmo modo, o concurseiro lida com uma série de problemas acontecendo no mundo e na sua vida. Há o desemprego, a necessidade de sustento, de estabilidade, etc.

É preciso alguém fora da média. Para entrar nesse desafio, a pessoa não pode ser alguém comum, que não quer mudar nada na própria vida. Se você está lendo este artigo, com certeza é uma pessoa que tem planos e está buscando caminhos para realizá-los. No mínimo, está se municiando de motivação para fazer o que tem que ser feito, e isto fica por conta dos meus outros colegas professores, que tratam das matérias que caem na prova. Mas você precisa estar inteiro para ir aprendê-las.
É preciso uma “inspiração”. Noé foi movido por um Deus que, dos céus, lhe deu a missão. E você? Mesmo que não seja por ordem divina, espero que sua inspiração venha de cima, dos céus, do desejo por momentos, situações e condições melhores, mais altas. Descubra o que faz você se dispor a construir a sua arca.

Como construir a arca. Já existe disponível toda a informação necessária para se preparar, para aprender a se organizar, estudar, fazer provas e, claro, aprender as matérias que constam do Edital. Existe um “mapa” da mina, uma instrução sobre “como construir a arca”. É só procurar as orientações e segui-las. Claro que esse “só” é uma tarefa trabalhosa e que demanda tempo, mas ainda é melhor do que não ter uma arca quando começar a chover.
Raramente alguém constrói sozinho, ou se salva sozinho. De um modo geral, fica mais fácil construir a arca quando você tem o auxílio da família, dos professores, dos livros, dos cursos. Se eu não tivesse ajuda nenhuma, não desistiria, mas, se for possível buscar ajuda, por que desprezar esse elemento? Ao lado disso, quando você consegue sucesso, isso vai refletir-se na vida de todos os que estão ao seu redor e, espero, no melhor atendimento daqueles que forem precisar de sua competência, educação e honestidade quando você estiver atuando como servidor.

Oposição. Ninguém constrói nada sem oposição. Quanto maior o projeto, maior o número de pessoas que vai desconfiar, dizer que não dá,que é difícil. Pior que o debochado é aquele que se coloca como amigo, dizendo para não sonhar tão alto. Seja a forma que a oposição aparecer, reconheça-a: é oposição. Não pare a construção só por causa dela. O concurseiro é alguém que vê a chuva muito antes de ela começar a cair. É alguém que, aliás, começa a estudar muito antes de o edital ser publicado. Ele se antecipa, planeja e constrói, apesar da oposição. Disseram que Noé era maluco. Dirão o mesmo de você.

Toda construção leva tempo. Noé suportou anos e anos de ironias e achincalhes, pois a construção não foi concluída rapidamente. Na hora em que pensar nos prazos, recomendo reler os “mantras” e a lembrar da “inspiração”, ou seja, de qual foi o sussurro que fez você querer construir a arca.


Muito bem, você precisa construir a Arca. A decisão de construir equivale à decisão de entrar de cabeça, de corpo e alma, nesse projeto. E, claro, entrar para ficar no “sistema” até conseguir o resultado pretendido. Quando você ingressa no “sistema concursos” irá levar um tempo até construir a arca. Sofrerá oposição, terá dúvidas, pois assim como Noé construía sem ver nenhuma chuva, você passará muito tempo construindo sem ver o resultado. Às vezes, parece que quanto mais estudamos mais difícil fica, ou que as coisas estão se tornando mais complicadas na medida em que não somos logo aprovados. Mas é assim mesmo que as coisas funcionam.

E o que é a Arca? A Arca é o conjunto de atitudes, pensamentos, comportamentos, técnicas e conhecimentos que farão você flutuar em meio à tempestade. É o conjunto de tudo o que você for aprendendo a fazer para sobreviver em meio à chuva, à inundação (de problemas, dúvidas, reveses) até que, depois de um tempo, a chuva passa, a água baixa, e você põe os pés em terra firme. E toma posse no seu cargo.

Então, depois disso, depois de Noé sair da Arca com sua família, havia todo um mundo novo para reconstruir. E assim será com você, que após a aprovação terá todo um novo mundo para conhecer, construir e aproveitar.


Portanto, aí vai a dica de hoje: inspire-se, construa, persista, navegue. A chuva vai chegar para todos, mas quem tem uma boa arca é que vai passar bem por ela. Construa a sua.

 

*William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 30 obras, dentre elas o best-seller “Como passar em provas e concursos” – www.williamdouglas.com.br


PÉROLAS DO ENEM... ... ...


Não repitam isso no ENEM deste ano por favor !!!!



1) - Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio.
(Já imaginou?)



2) - A harpa é uma asa que toca.

(Imagine a definição para Trombone de Vara...)



3) - O vento é uma imensa quantidade de ar.

(Não tinha pensado nisso...)



4) - O terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas.

(Só faltou completar que esse movimento é um braço armado do MST!)



5) - Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor.

(Nada mais justo. Não dá para viver a eternidade desconfortavelmente...)



6) - Péricles foi o principal ditador da democracia grega.

(Isso. E Stalin foi o principal seguidor de Mahatma Ghandi... )




7) - O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades.

(deve ter raciocinado com abundância e não com o cérebro...)



8) - O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d'água.

(Sim, por isto o Petróleo é preto. Está de luto...)



9) - A principal função da raiz é se enterrar.

(Profunda!!! )



10) - A igreja, ultimamente, vem perdendo muita clientela.

(Podemos concluir que a culpa é do Papa, que seria o VP de Marteking! E a Companhia de Jesus, seria a mais antiga das SA's)



11) - O sol nos dá luz, calor e turistas.

(Esse com certeza é cearense ou baiano. )



12) - As aves tem na boca um dente chamado bico.

(É para ficar de queixo caído! Ou melhor, de porta bicos caído...)



13) - A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário.

(Simples, não???)




14) - Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso.

(Assim, todo discurso de político é uma Lenda. )



15) - O nervo ótico transmite idéias luminosas ao cérebro.

(Se o cara é vesgo, o nervo dele deve transmitir idéias tortas e sombreadas...)



16) - A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo.

(Se Marco Polo tivesse viajado para a África, teria sido a peste negra, então..)



17) - Os ruminantes se distinguem dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes.

(Impressionante!!!.)



18) - O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia.

(Ufa... que alívio! Já o cérebro?!)



19) - Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado.

(Superou qualquer expectativa...)
20) - A insônia consiste em dormir ao contrário. (Perfeito. Morrer deve ser viver ao contrário...) 21) - A arquitetura gótica se notabilizou por fazer edifícios verticais.

(Melhor pular essa.... )



22) - A diferença entre o Romantismo e o Realismo é que os românticos escrevem romances e os realistas nos mostram como está a situação do país.

(É... E ainda faltam muitas para comentar.... )




23) - O Chile é um país muito alto e magro.

(Coitada da Espanha...)



24) - As múmias tinham um profundo conhecimento de anatomia.

(Essa deve ser a mais "marcante" de todas. )



25) - O batismo é uma espécie de detergente do pecado original.

(Já a confissão poderia ser o sabonete, para uso diário... )



26) - Na Grécia a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo se envenenavam.

(Pensando bem, não é má idéia...)



27) - A prosopopéia é o começo de uma epopéia.

(E a centopéia???)



28) - Os crustáceos fora d'água respiram como podem.

(Coragem, faltam poucas.)



29) - As plantas se distinguem dos animais por só respirarem a noite.

(Que perspicácia! )



30) - Os hermafroditas humanos nascem unidos pelo corpo.

(Já pensou se a pergunta fosse "o que são xifópagos"???)



31) - As glândulas salivares só trabalham quando a gente tem vontade de cuspir.

(Bem, já chegamos até aqui.... )



32) - A fé é uma graça através da qual podemos ver o que não vemos.
(eu não sabia disso ...)


33) - Os estuários e os deltas foram os primitivos habitantes da Mesopotâmia.

(O que que é isso???!!!!!)



34) - O objetivo da Sociedade Anônima é ter muitas fábricas desconhecidas.

(maravilhaaaa....)



35) - A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva.

(Faz sentido...)



36) - O Ateísmo é uma religião anônima.

(Não lhe perguntem sobre o Politeísmo, pelo amor de Deus!)
37) - A respiração anaeróbica é a respiração sem ar que não deve passar de três minutos.

(Ai, Jesus...)
38) - O calor é a quantidade de calorias armazenadas numa unidade de tempo.

(Fala sério... Não dá uma sensação de vazio, de impotência?...)



39) - Antes de ser criada a Justiça, todo mundo era injusto.

(Graças a Deus, só falta uma..... )



40) - Caracter sexual secundário são as modificações morfológicas sofridas por um indivíduo após manter relações sexuais.

(nem comento..)

POR ISSO QUE A LEITURA  É FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CARÁTER INTELECTUAL DO INDIVÍDUO... ...



PROFISSÕES ALTERNATIVAS E INUSITADAS II


Você conhece algum "Cheirador de automóveis"? Acredite, eles existem.

A indústria automobilística desenvolveu-se de forma abrangente nas últimas décadas preocupando-se com os mínimos detalhes da fabricação de um carro inclusive com os odores dos veículos. Os “Cheiradores de automóveis” são profissionais que usam o olfato para analisar se o consumidor terá razão ao reclamar do estofamento ou de outras partes do automóvel, caso este fique exposto ao sol por algum tempo.

Amostras de tapetes, revestimentos de teto e espumas de banco, por exemplo, são colocadas em vidros e submetidas a temperaturas de até 80º. Posteriormente, o profissional “Cheirador” abre a tampa e sente o odor e então o classifica em uma escala de seis níveis, de “inodoro” a “insuportável”. Se o produto for aprovado, ele segue para a linha de produção. Depois de pronto, o veículo é colocado sob o sol por algumas horas, e em seguida eles entram e fecham as portas para fazer um novo teste. O “Cheirador” percebe cada odor e o reconhece de acordo com cada modelo de veículo.

A Volkswagen têm esses profissionais desde o final dos anos 80 na Europa. Em 1998, a empresa decidiu trazer essa novidade para o Brasil. Na época, Maria de Lourdes, estagiária de química, foi enviada para a matriz na Alemanha, para aprender o ofício em 
20 semanas de curso. 
Posteriormente, retornou para chefiar uma equipe no País que visa a saúde e a comodidade dos clientes.


Uma equipe de “Cheiradores de automóveis” conta com químicos, engenheiros de materiais e outros profissionais. Nessa profissão, é necessária muita dedicação, ótima percepção olfativa, muito treino e qualificação, uma vez que no Brasil, são poucos os profissionais atuantes nessa área, aptos a realizar os testes nos veículos.

Postagens populares