Translate

ORÇAMENTO FAMILIAR

De um jeito simples e fácil você pode colocar seus gastos no papel e ver onde é preciso cortar despesas

Muita gente não aguenta mais ouvir dicas sobre como se planejar financeiramente. Aquela lenga lenga de sempre. Faça uma planilha. Separe os gastos essenciais dos supérfluos. Analise quais os que podem ser cortados e invista o que sobrar. Certo? Para muitos, o problema não é fazer a planilha. Ela praticamente está pronta e disponível em vários sites.

Por isso é preciso que cada um personalize a sua de acordo com as próprias características”, diz. Mesmo assim muitos desistem. Mas depois voltam, pois se organizar financeiramente não é mais uma jornada. É um destino. Uma das coisas que tira o sono de qualquer pessoa é ter de pagar contas e estar sem nenhum dinheiro. Pior ainda é estar desempregado e não conseguir arranjar um novo trabalho porque está com o nome sujo na praça.

É comum as pessoas pararem de usar a planilha após cinco meses

OS CINCO PRIMEIROS MESES 
O importante é vencer os cinco primeiros meses. “A partir disso vira rotina”, garantem os especialistas. Quem persistiu garante que dá certo. O novo ano está chegando e nada melhor do que aproveitar esse momento para pôr em dia as finanças. O primeiro passo para organizá-las é preencher a sua planilha mensalmente e detalhar as despesas fixas, as despesas variáveis e as despesas supérfluas. 

Os grandes valores ou os que são fixos são fáceis. Control C e control V nos 12 meses do ano. 

Se possível, agrupe as despesas. As fixas são aquelas como aluguel, condomínio, escola dos filhos, luz e água. As despesas variáveis são relativamente fáceis de serem estimadas. O gasto no supermercado é um bom exemplo. Como este item consome boa parte do seu salário, é bom estimá-lo. Geralmente ele fica registrado no cartão de crédito, de débito ou no talão de cheques.

A pior parte de fazer um planejamento financeiro é lançar aquelas notas fiscais de valores menores que lotam a carteira. Realmente é desanimador. Mas esses gastos pequeninos, como o cafezinho, a bala, a garrafinha de água mineral, fazem diferença. Eles podem não ser tão pequenos como pensa. Imagine que todos os dias você gaste 10 reais sem anotar. No final do ano serão mais de 3 500 reais. Se apertar um pouco mais o cinto, a economia pode significar quase um 14o salário.

 TODOS JUNTOS
Quando o orçamento doméstico envolve a família, a coisa complica de vez. “O envolvimento de todos é primordial para a saúde financeira do grupo”, diz o consultor e autor de vários livros de finanças pessoais Gustavo Cerbasi. Para conseguir a participação de todos no planejamento financeiro faça coisas simples, como delegar responsabilidades. A família brasileira gasta 30% da sua renda em habitação e moradia, 25% em alimentação, 12% em saúde e cuidados pessoais, 8% em educação e cultura, 15% em transporte, 5% em vestuário e 5% em despesas diversas, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas. Se você está dentro desse grupo, para poupar terá de fazer alguma economia.

Não precisa torcer o nariz. É simples. A conta de luz é um dos subitens mais caros do item moradia. Um dos membros da família apaga todas as luzes desnecessariamente acessas na casa. Todos aceleram o banho. O chuveiro é o item que mais pesa na conta de luz e também pode gerar uma boa economia de água. Segundo a Sabesp, o banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se fechar o registro, ao se ensaboar, e reduzir o tempo para cinco minutos, o consumo cai para 45 litros. Num dia de cansaço ou estresse maior, tudo bem.

CORTES NECESSÁRIOS
Outro item que merece muita atenção é o supérfluo. Só presenteie se realmente puder e mesmo assim pesquise antes. Se estiver endividado, esqueça. No item lazer, uma boa saída é fazer programas alternativos. Comunicação é outro item do orçamento que deve passar por uma revisão. 

Ligações para celular só em caso de emergência. Afinal, o minuto chega a custar dez vezes mais do que para um telefone fixo. Pense bem. Cinco minutos no celular você nem sente e lá se foram quase 10 reais, considerando os impostos e custo da assinatura do plano.

Economizar apenas 10 reais por dia dá um total de 3 800 reais no final de um ano com correção monetária. Por fim há as despesas eventuais. Lembrese delas. Se não, toda a renda extra que entrar vai para os imprevistos obrigatórios, como o 13o da empregada, a caixinha do manobrista da academia e do lixeiro. 

Para começar um 2010 diferente, monte o seu quebra-cabeça financeiro de forma divertida e em boa companhia. Organize com calma a sua planilha financeira. Recicle despesas para ter sobras. Use o seu dinheiro de forma consciente. Invista no seu sonho. Com previsibilidade, ele crescerá de forma sustentável.

Sugestão de planilhas: http://dinheirama.com/downloads/

Extraído e adaptado de: http://vocesa.abril.com.br/organize-suas-financas/materia/organize-vez-seu-orcamento-526246.shtml. Acesso em: 05 mai.2010.

Postagens populares