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PROFISSÃO ALTERNATIVA E INUSITADA VII: SEXADOR


É isso mesmo. Sexador.
Também nunca havia ouvido falar até conhecer em um site.
Inicialmente o nome lembra alguma coisa relacionada com sexo e até dor. Seria alguém que alivia ou estuda a dor em relação a atividade sexual? Ou seria um trabalho que testa o sexo?

Não. Não é nada disto. Resolvi parar de especular e ficar navegando no "Fantástico mundo de Bob" e fui descobrir.

Sexador é o profissional que visa identificar o sexo das aves tais como codornas e pintinhos, separando os machos e fêmeas contribuindo para o trabalho dos criadores e pesquisadores. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (CBO), a profissão de código 6233-25 é definida como "Selecionador de pintos por sexo; Sexador de pintos." É necessário ensino médio completo e prática de um a dois anos no local de trabalho. Este profissional exerce sua atividade de forma individual e repetitiva, em granjas de aves podendo trabalhar em posições desconfortáveis por um longo período. 

A técnica de sexagem, utilizada pelo Sexador,  foi criada no Japão em 1920, onde se formaram os melhores especialistas. É uma ação rápida, indolor (pelo menos para o pintinho, porque para o profissional eu não sei dizer) e exige uma difícil experiência. Não é necessário nenhum equipamento, exceto uma lâmpada apropriada, luvas e máscaras.

Infelizmente, essa tarefa não é ensinada em nenhuma universidade no Brasil e não há qualificações de aprendizagem profissional por aqui. Para quem quer muito aprender, recomenda-se uma Associação Japonesa especialista no assunto (ver no site http://www.esaf.fr/services_es.html).


É isso aí.

Por Carolina Luiza.



Referências:
http://www.bernalpublishing.com/index.htm
http://www.ipen.br/conteudo/upload/201006071259210.reportagem_espo_30052010.pdf
http://blog.maisestudo.com.br/profissoes-inusitadas/
http://blogdopg.blogspot.com/2008/05/sexador-de-pintos.html
http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/download;jsessionid...node1?...
http://www.abef.com.br/ubabef/index.php
http://www.esaf.fr/services_es.html


Na relação candidatos/vaga para o vestibular 2012 da UFMG, classificada em décimo lugar entre as melhores universidades da América Latina, segundo um ranking divulgado pela Quacquarelli Symonds World University Rankings (QS), chama a atenção a pouca procura pelos cursos de licenciatura. Vejamos alguns: história, 4,77; ciências biológicas, 3,47; pedagogia, 2,97; matemática, 2,95; química, 2,55; educação física, 2,15; filosofia, 1,88; física, 1,83; geografia, 1,60; letras, 1,41. O desinteresse é justificado, principalmente, pela pouca valorização da carreira, pela falta de uma política de incentivo e apoio à educação. Sem estímulo salarial, pedagógico, enfrentando-se dificuldades crescentes para um bom desempenho do cargo, o número de professores tende a ser cada vez menor. O candidato que opta por licenciatura sabe que se trata de formação para dar aulas.

Ao analisar os cursos, a tendência é buscar aquele que habilite a trabalhar em setores que não estejam à margem do sistema. Que estudante buscará um curso de licenciatura para trabalhar durante nove horas por dia em salas de aula na educação básica? Não é necessário análise pormenorizada para entender as razões da baixa procura pelos cursos de licenciatura. Falta uma política remuneratória digna, condições adequadas de trabalho, valorização do profissional, condições capazes de atraí-lo e mantê-lo em sala de aula, o que deve estar na pauta de quaisquer discussões sobre melhoria da qualidade de ensino.



Autor: JOSÉ MARIA THEODORO - Mestre em linguística e língua portuguesa. Título original: A baixa procura pelos cursos de licenciatura. In: O Tempo, 11/10/2011 - Belo Horizonte MG. Extraído de: http://www.nace.com.br/clipping.asp?id_pub=5923&sec=14. Acesso em 28 out 2010.

NOVIDADE: GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA


A Universidade de São Paulo aprovou graduação em Saúde Pública, com vestibular em 2011 e início do curso em 2012. Serão oferecidas 40 vagas e o curso ocorrerá no período vespertino, com a duração de oito semestres. Será conferido ao egresso do curso o Grau de Bacharel em Saúde Pública. A Saúde Pública orienta-se para a atenção aos agravos sobre a saúde das populações e, por isso, está intimamente relacionada com as disciplinas que estudam a saúde enquanto um fenômeno coletivo, constituído por aspectos históricos, demográficos, epidemiológicos, sociais, políticos e ambientais. Sua atuação é voltada para ações preventivas e para a promoção da saúde.

Perfil do profissional

O Bacharel em Saúde Pública deve possuir formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, e ser capacitado a atuar pautado em princípios da ética no campo da Saúde Pública. Seu campo de atuação será o da dimensão coletiva da produção da saúde devendo desenvolver ações no campo da saúde ambiental, do controle das doenças e agravos, na promoção da saúde, no planejamento e na gestão de serviços, integrando conhecimentos existentes e produzindo novos conhecimentos, que resultem em melhora no estado de saúde da população e a redução nas desigualdades em saúde.

Área de atuação e mercado de trabalho

O profissional formado neste curso poderá atuar em análise de situação de saúde; gestão de sistemas e serviços de saúde; vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador; educação em saúde; promoção da saúde, dentre outras atividades. Há boas perspectivas no setor público para atuar na formulação de políticas sociais de saúde e também na gestão de órgãos de saúde públicos e privados. O sistema suplementar, que engloba empresas de seguro - saúde e organizações médicas, instituições de meio ambiente e de saneamento e terceiro setor também devem absorver esse bacharel.

Projeto pedagógico

O curso está organizado em sete eixos temáticos, cinco deles formados por conjuntos de disciplinas, um destinado a atividades integradas e um a estágio curricular. Mais informações: http://www.fsp.usp.br/site/paginas/mostrar/938

Realizando-se na Universidade de São Paulo, o curso abre também a possibilidade de uma formação mais ampla, permitindo aos alunos complementar sua formação agregando a seu currículo básico disciplinas optativas livres, de áreas como humanidades, artes, biológicas ou exatas, de acordo com sua vocação.
 
 
 
Extraído de: http://nace.com.br/clipping.asp?id_pub=5874&sec=. Acesso em 28 out 2011. Fonte:  http://www.fsp.usp.br/site/paginas/mostrar/938

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