Translate

Papo de amigos: ganhar dinheiro sem fazer nada

Outro dia ouvi um amigo dizendo que gostaria de saber como poderia ganhar dinheiro profissionalmente sem precisar fazer um curso técnico ou curso superior, e se possível, que não precisasse realizar cursos de forma alguma. Fiquei pensando o que responder. E na verdade eu não respondi até agora.

Observando este fato e o que tenho ouvido nesses últimos dias, não sei se devido a uma sensibilidade maior ao assunto ou se realmente as pessoas estão falando mais sobre essa questão de estudar, ter uma profissão, o que fazer da vida, destaco outra situação na qual um colega estava dizendo que “deu manota” quando terminou o ensino médio (2ºgrau). Segundo ele, na época havia decidido não pensar em estudos para uma carreira profissional, pois “queria descansar”, e hoje está tremendamente arrependido, pois desejava ser arquiteto, mas trabalha em uma padaria loucamente.

Nessas conversas e no meu contexto, o que mais chama a atenção é realmente essa passividade diante da vida enquanto os anos correm e com eles chegam a velhice e o “precioso arrependimento” como do colega acima. São muitas pessoas, não só adolescentes, que perdem oportunidades como essa do PEP Programa de Educação Profissional (prova realizada no último domingo) e desacreditam da possibilidade de alcançar algo através da disciplina nos estudos.

Não quero apregoar que todos devam cursar uma graduação ou curso técnico. Mas mesmo àqueles que dizem “não nasci para estudar” sabem da necessidade social gritante em se ter um 2º grau completo mesmo que sob as péssimas condições do nosso ensino público.

E essa passividade afeta então a capacidade de se habituar à leitura e outras práticas importantes. Daí, algumas pessoas infelizes por não desenvolverem o que realmente gostam, pois a informação poderia possibilitar um crescimento pessoal. E outros sujeitos brincando de “pedra no caminho” estagnados e ancorados nos cuidados do papai e da mamãe ou em algum emprego que ofereça uma estabilidade aparente.

No papo de amigos, também percebi que há solução, destinada somente para àqueles que não partiram desta para outra vida, ou outro plano.
É isso. Fica a reflexão, e por hoje chega de catarse.


Carolina Luiza
21 nov 2011

8 carreiras com expectativas de expansão mas pouco populares no Brasil.

Tradicionalmente, medicina e direito são exemplos de profissões que só de você anunciar o nome, todo mundo já tem uma ficha completa do plano de carreira e estimativa de remuneração na ponta da língua. Outras, nem tanto. As profissões a seguir tem uma coisa em comum: todas têm o mercado de trabalho em expansão. Confira a galeria com as profissões que, apesar de não serem as mais concorridas dos vestibulares por aí, oferecem ótimas perspectivas de carreira:


Gerontologia

De acordo com o Censo 2010 divulgado pelo IBGE, o Brasil tem mais idosos do que crianças de até quatro anos. O aumento da expectativa de vida e a conscientização da população quanto os cuidados com a saúde são fatores que justificam a previsão do aumento do número de idosos no país.

O profissional com bacharelado em Gerontologia é capacitado para lidar com idoso em seus aspectos psicológico, físico e social. O curso tem duração de quatro anos e o mercado de trabalho vai de hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde a preparar cuidadores de idosos.

No vestibular de 2011 para o curso da Universidade de São Paulo, apenas 206 estudantes se candidataram a uma das 60 vagas oferecidas pela universidade. Com uma relação candidato/vaga de 3,43. De acordo com a Associação Brasileira de Gerontologia o salário inicial é de 2.1 mil reais - com perspectivas de expansão.


Estatística

O mercado de trabalho para estatísticos é amplo e só tende a crescer. O profissional além de atuar em bancos e instituições financeiras como analista de crédito, pode trabalhar em indústrias, no setor de contabilidade. Há espaço na carreira pública também.

Interpretação de dados numéricos é essencial para a criação de banco de dados ou tabelas para sistematizar resultados de pesquisas.
A última relação candidato/vaga da FUVEST em 2010 foi de 4.9.

De acordo com o Conselho Regional de Estatística 3ª Região – SP-PR-MT-MS o salário inicial, em São Paulo, varia de 2,5 mil a 4 mil reais. Em um cargo gerencial, a remuneração fica entre 5 mil a 12 mil reais. A relação candidato/vaga da FUVEST no ano passado foi de apenas 4.9.


Ciências Contábeis

A facilidade com os números, uma característica essencial, nem sempre levam as pessoas a escolherem o curso de ciências contábeis. Pesquisa global divulgada pela Robert Half no primeiro semestre deste ano mostra que 54% dos executivos brasileiros pretendem aumentar as suas equipes e contratar profissionais da área de Finanças e Contabilidade.

O crescimento e a expansão das empresas brasileiras comprova o bom momento no mercado de trabalho. Além da auditoria e das perícias contábeis, o profissional pode ajudar a traçar planos de investimento da empresa.

A remuneração inicial de um analista contábil de uma empresa de pequeno a médio porte, de acordo com a tabela de salários, é de 1.5 a 3 mil reais.


Geologia

A geologia é erroneamente associada ao profissional que lida somente com rochas. Na verdade, o profissional tem a oportunidade de atuar no ramo de engenharia geológica, geofísica, geologia ambiental, geologia forense, geologia do petróleo, hidrogeologia e mineralogia.

De acordo com o Sindicato dos Geólogos no Estado de São Paulo o piso salarial de um geólogo é de 3.270 mil reais. Com dois anos de formado, o valor do piso sobe para 4.760 mil reais.

As oportunidades não param por aí, os concursos também oferecem um salário atraente para esse profissional.
 

Informática Biomédica

Além de criar softwares para aperfeiçoar o trabalho em clínicas médicas, hospitais e centros de pesquisa, o profissional com bacharel em Informática Biomédica pode trabalhar com banco de dados e criação de equipamentos para melhoria do atendimento, por exemplo.

É uma área que engloba a Ciência da Computação, as Ciências Biológicas e as Ciências da Saúde e com o aumento da necessidade de rapidez nos prontuários médicos, o profissional pode até abrir uma empresa própria para criar seus próprios softwares médicos. A relação candidato/vaga da FUVEST de 2011 para o curso é de 4,7.



Gestão Ambiental

Com a crescente preocupação com a preservação dos recursos naturais do planeta e da biodiversidade, o profissional que se forma em bacharel ou técnico em Gestão Ambiental tem um amplo mercado à sua frente.

Desde definir a política ambiental de uma empresa, que para trabalhar com exportação precisa ter a certificação ISSO 14.000 - documento que comprova o cumprimento de normas de gestão ambiental a trabalhar no planejamento de recuperação de áreas devastadas.

O profissional é preparado para elaborar e gerenciar projetos ambientais no setor privado, entidades públicas e até escolas. É indiscutível que o mercado só tende a crescer. No ano passado, a relação candidato/vaga para o vestibular da USP foi de 5.98.


Turismo

De acordo com o Ministério do Turismo, em 2010, 5,1 milhões de turistas estrangeiros vieram ao Brasil. Para 2011 a previsão é de que até dezembro chegue a 5,4 milhões, recorde histórico. A Copa do Mundo e as Olímpiadas no Brasil prometem aquecer ainda mais, o já aquecido mercado de trabalho para o profissional do turismo.

O turismólogo não cuida somente do planejamento de viagens. Seja bacharel ou tecnólogo, o turismólogo pode atuar em cargos de gerência e coordenação em hotéis. Além de trabalhar na área de marketing, ecoturismo, planejamento e turismo de negócios. A profissão ainda não é regulamentada, por isso, de acordo com a Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo, o salário é regido de acordo com a ocupação. Os turismólogos que atuam como consultores são remunerados por hora, que varia de 70 a 120 reais a hora.


Fonoaudiologia

É uma daquelas profissões que transformam a vida das pessoas. Já pensou como seria se você não soubesse mastigar ou falar? Fora dos consultórios, o profissional é indispensável no ambiente hospitalar, auxiliando pacientes após uma cirurgia na cabeça ou pescoço, por exemplo, a se comunicarem e a retomarem com a função de deglutição. Atua em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos. Cuida também de questões como vícios de mastigação e pode orientar locutores, atores a melhorarem na pronúncia das palavras. O piso salarial de acordo com o Sindicato dos Fonoaudiólogos do Rio de Janeiro é de 1.630,99 mil reais.










Por Camila Lam.In: Carreira - Exame.com . Título original: 8 profissões subestimadas no Brasil.  Extraído de: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-profissoes-subestimadas-no-brasil?p=1#link. Acesso em 01 nov 2011.

Postagens populares