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Aplicativo permite transformar qualquer página do Facebook em uma campanha de crowdfunding:


Crowdfunding quer dizer financiamento coletivo. Ou seja, uma multidão (“crowd” em inglês) contribui e o idealizador transforma sua causa, projeto, criação, idéia ou desejo em realidade. Cada pessoa contribui com o valor que pode e recebe uma recompensa proporcional à quantia que aplicou. Em 2008, as doações via crowdfunding de mais de 1 milhão de pessoas foram decisivas para a eleição histórica de Barack Obama.

Agora usar o Facebook pode ser a solução ideal para quem deseja buscar recursos para realizar seu projeto artístico, cultural, criativo, social ou até mesmo pessoal. O Mobilize é um aplicativo para Facebook que permite de forma gratuita transformar qualquer página do Facebook em uma campanha de crowdfunding. Com isso, pessoas físicas ou jurídicas podem usar o Mobilize para obterem recursos para seus projetos através de sua própria página no Facebook.

Uma vez que os dados do projeto (vídeo, fotos, descrição, recompensas, prazo e meta de arrecadação) são colocados no aplicativo, a página do Facebook transforma-se em uma campanha de crowdfunding. A partir desse momento, qualquer pessoa pode acessar a página e apoiar o projeto realizando o pagamento da contribuição dentro do próprio Facebook.

De acordo com André Gabriel, idealizador do Mobilize e também fundador do site de crowdfunding LETS.bt, a grande vantagem é utilizar a força e as ferramentas do Facebook em prol de quem está buscando recursos para seu projeto. Por exemplo, sabe-se que a recomendação é um dos fatores importantes para o sucesso de uma campanha de crowdfunding, e estando dentro do Facebook a recomendação torna-se muito mais fácil. Os usuários da rede social estão curtindo, compartilhando e fazendo recomendações uns aos outros o tempo todo.

As vantagens de se realizar uma campanha de crowdfunding dentro do Facebook estão fundamentadas em números. Com 44 milhões de usuários no Brasil, o país já ocupa o terceiro lugar do mundo em número de usuários no Facebook. O brasileiro é muito ativo nas redes sociais, a média no Brasil é de 231 amigos por pessoa, quase o dobro da média mundial. Pesquisas apontam que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de amigos do que em propaganda, o que ocorre todos os dias no Facebook.

Com 850 milhões de usuários no Planeta, o Facebook é a maior rede social do mundo. Por isso, contar com uma ferramenta que divulgue o projeto na rede e contar com a colaboração de seus usuários na arrecadação pode ser um passo decisivo para quem está buscando recursos para seus projetos.

Grandes organizações já manifestaram interesse pelo aplicativo como a organização Um Teto para meu País que atua em 18 países e já aderiu ao projeto pioneiro no Brasil.

Como funciona o Mobilize:

Quem quiser iniciar uma campanha de crowdfunding dentro do Facebook deve instalar o aplicativo Mobilize acessandowww.mobilizefb.com. A adesão ao Mobilize é gratuita e também não há custo de manutenção nem mensalidade. Na instalação deve ser selecionada a página do Facebook onde será realizada a campanha de crowdfunding.

Uma vez que o idealizador tenha instalado o aplicativo em sua página do Facebook e entrado com as informações sobre seu projeto, ele pode começar a mobilizar seus amigos do Facebook para curtir, compartilhar, comentar, recomendar e contribuir com seu projeto. Quanto maior a divulgação, maiores as chances de arrecadar o valor necessário para realizar seu projeto.

Os apoiadores podem efetuar de forma segura as contribuições diretamente na página do projeto dentro do Facebook através de pagamentos online por meio de cartões de crédito e débito, boleto bancário, transferência eletrônica ou saldo em conta MoIP. Os idealizadores devem ter uma conta MoIP (sistema seguro de intermediação de pagamentos pela Internet) para receber as contribuições realizadas ao seu projeto.

O Mobilize é mais barato. As taxas cobradas pelos sites concorrentes são maiores, chegando a mais do que 7% do valor arrecadado pelo projeto. No Mobilize apenas 3%, ou seja, menos da metade.

Outro diferencial do aplicativo é o fato de que o idealizador recebe o dinheiro instantaneamente em sua conta a cada contribuição realizada ao seu projeto. Já nos sites concorrentes só depois de 90 dias (após o final da campanha de arrecadação).

A agilidade também é um ponto que se destaca no Mobilize. O idealizador consegue iniciar imediatamente sua campanha de crowdfunding após a instalação do aplicativo em sua página no Facebook. Ou seja, ele não precisa ficar esperando, como ocorre nos sites concorrentes, até que os administradores do site decidam publicar seu projeto.

Informações complementares

[1] Sobre André Gabriel

Engenheiro pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado pelo IBMEC – MBA em Gestão de Negócios e MBA em Finanças. Atualmente, é diretor de empresas tendo atuado previamente como consultor em Gestão Empresarial na Petrobras e na Gerdau Ameristeel (Texas e Minnesota - EUA) em projetos pelo INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial. É fundador da LET’S - Crowdfunding para o Terceiro Setor e do Mobilize – Crowdfunding no Facebook.

[2] Sobre o Crowdfunding

O crowdfunding, ou financiamento coletivo ou colaborativo, ajuda a quem busca investimento para uma iniciativa. O idealizador inscreve o projeto, estabelece uma meta a arrecadar, um período de tempo definido para essa arrecadação e que recompensas vai oferecer aos apoiadores. Esses podem então colaborar financeiramente com o projeto. O  idealizador recebe os fundos para realizar o projeto e quem contribuiu ganha recompensas como vantagens exclusivas e produtos especiais, de acordo com o valor contribuído.

[3] Sobre o MoIP

O MoIP, assim como o Paypal, é um sistema seguro de intermediação de pagamentos pela Internet. O MoIP intermedia pagamentos online por cartão de crédito e débito, boleto bancário e transferência online (TEF), garantindo a segurança das transações realizadas pela Internet.





Extraído de http://redemgcidadania.webnode.com.br/products/encontro-em-abril-quer-unir-juventude-para-a-cupula-dos-povos/. Acesso em 26 abr 2012.

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