Translate

O JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO

Hoje no Brasil, a inserção dos jovens no mercado de trabalho apresenta várias dificuldades, entre as quais a ausência de informação, direcionamento e qualificação. Para tentar te ajudar, segue abaixo algumas dicas valiosas que se colocadas em prática motivarão sua entrada no mercado ao sucesso.


PROCURANDO UM EMPREGO: O QUE FAZER PARA SE DAR BEM?

Antes de tudo, o jovem deve assumir uma postura profissional, analisando as empresas de interesse, conhecendo o espaço no mercado em que elas atuam e o que valorizam. É claro que é importante também, saber em que tipo de empresa quer atuar, qual ambiente, tipo de público que atende etc. Dessa forma, sua busca será mais simplificada e objetiva.


O PROCESSO SELETIVO: COMO AGIR?


Inicialmente, é importante estudar a história, missão e trabalho da empresa para a qual se candidata à uma vaga. Isto demonstra interesse e iniciativa em uma seleção. Alguns pontos também devem ser destacados como: ser cordial com todos os funcionários do local, pontualidade, levar todos os documentos que for solicitado etc. Na entrevista, preste atenção à roupa, que deve ser decente abolindo quaisquer exageros como barriga de fora, decotes, roupa suja ou mal passada, piercings, tatuagens de henna, perfumes fortes. Esqueça os chicletes ou balas, óculos de sol na cabeça, chinelo e ainda vale estar com sapatos fechados, celular desligado e ter boa fluência verbal.

Em qualquer etapa de um processo de seleção, a melhor dica continua sendo aquela em ser honesto e natural, sem fingir ou mascarar sua personalidade.


REGRINHAS BÁSICAS


- Adquira conhecimento e invista nas suas habilidades. Leia bastante! Leia notícias: política, economia, meio ambiente, internacional, sociedade e afins. Esqueça um pouco as noticias de fofocas e do time do coração. Descubra suas qualidades e competências e estude mais assuntos relacionados a elas, por exemplo, alguém que tem uma habilidade para falar em público, deve procurar cursos e informações para que possa se aprimorar e encontrar oportunidades relacionadas a ela.

- Infelizmente muitas oportunidades são preenchidas através do “QI” (quem indica). Então, não fique só reclamando, conheça pessoas e seja simpático, responsável, sem preconceitos.

- Quem queima o filme, fica de fora. Portanto, tenha uma conduta séria, respeitosa e verdadeira. “É melhor prevenir,do que remendar”.


FAZER O QUE SE GOSTA OU O QUE DÁ DINHEIRO?



Não adianta tentar uma vaga de vendedor porque o salário é alto se você não gosta de vender. Quando fazemos algo que nos dá satisfação, o desenvolvimento é muito melhor. Você irá se destacar e os resultados serão mais gratificantes.



17 comentários:

albert disse...

olá..muito bom, penso que qq informação para conseguir um boa colocação no mercado de trabalho é muito bem vinda.

Luciana disse...

Oi Carol, gostei muito do Blog e tenho certeza q vai me ajudar bastante...
Um bjao Fique com Deus!

Anônimo disse...

Muito bom esse blog heinn..
Espere que os jovens possam fazer bom proveito do mesmo. Aproveitando o ensejo, queria dizer sobre o concurso do TRT que já saiu o edital com vagas para nível médio, salario inicial de R$4.000,00. Quem sabe não é essa a sua oportunidade!!! A organizadora do conc. e a Fundação Carlos Chagas, acessem o site e confiram o edital. Deus abençoe a todos.
Bjus
Sirlene

Nanda Jales disse...

Excelente iniciativa Carol...É gente ajudando gente...rsrs Parabéns... Deus te abençõe...

Carolina Luiza disse...

Valeu pessoal!! Conto com a ajuda de vocês para melhorar-mos mais e mais!! bjos!

Luciana disse...

Aqui Carol fale um pouco sobre o curso de Engenharia ambiental, Gestão ambiental, Fazendo Favor...Obrigada
BJo
Fique com Deus.

Luciana disse...

Carol eu fui la no site que a Sirlene falou,
mais aqui para eu poder fazer a inscrição tenho que ter algum curso daquela aréa não é?

Beijos..

Juventude HD disse...

Uhuhu!!!
A mamãe é a melhor!!!
Vai que é tua Carol!!!
Deus abençoe

Carolina L disse...

Olá Lu,

Há vagas para 2º grau completo e para Nível superior tbem. Se vc tem 2º grau completo então mãos a obra. Você pode conferir o edital no link http://www.vestcon.com.br/concurso/trt-mg-tribunal-regional-trabalho-minas-gerais-analistas-tecnicos-judiciarios-2009.aspx

Carolina L disse...

Oi Lu e pessoal interessando em Engenharia Ambiental, estarei postando sim informações sobre esta area que tbem está em expansão no Brasil. Obrigada.

Luciana disse...

Briagada Carol
Vo olhar lá.]

...Então tá bom Carol aguardo viu...

Bjo fique com Deus...

Bruno Santana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Santana disse...

Bom demais esse blog Carol!...
É muito bom poder ver Deus levantando pessoas que percebam necessidades que muitos desconsideram.
Deus te abençoe muito!!!

Carol disse...

Amém. Brigadão

Albert disse...

blog legal pois cocloca o jovem e aquele que não é tão jovem assim, em dia com as tendencias mercadologicas.
albert

Anônimo disse...

Olá Carol achei massa o blog, as informações as dicas ta de +, ta lindo, que Deus continue te abençoando e te guiando nessa tua força, tenho certeza que está semente que você plantou dará muitos frutos.

Carol, Deus conhece teus anseios e o desejo do teu coração, aquilo que almeja teu coração e em tuas orações você diz Deus “eu quero e eu preciso” já esta a caminho, somente deleite no Senhor .
Gosto muito de você a líder mais meiga.

Poliana Bjs

carol disse...

Brigadão Poliana. Qualquer sugestão ou crítica pode mandar. Divulga p/seus amigos..
Amém, eu creio e vou descansar em Deus.

Vc q é d+!!
bjão

Postagens populares