Translate

PROFISSÃO ALTERNATIVA E INUSITADA VII: SEXADOR


É isso mesmo. Sexador.
Também nunca havia ouvido falar até conhecer em um site.
Inicialmente o nome lembra alguma coisa relacionada com sexo e até dor. Seria alguém que alivia ou estuda a dor em relação a atividade sexual? Ou seria um trabalho que testa o sexo?

Não. Não é nada disto. Resolvi parar de especular e ficar navegando no "Fantástico mundo de Bob" e fui descobrir.

Sexador é o profissional que visa identificar o sexo das aves tais como codornas e pintinhos, separando os machos e fêmeas contribuindo para o trabalho dos criadores e pesquisadores. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (CBO), a profissão de código 6233-25 é definida como "Selecionador de pintos por sexo; Sexador de pintos." É necessário ensino médio completo e prática de um a dois anos no local de trabalho. Este profissional exerce sua atividade de forma individual e repetitiva, em granjas de aves podendo trabalhar em posições desconfortáveis por um longo período. 

A técnica de sexagem, utilizada pelo Sexador,  foi criada no Japão em 1920, onde se formaram os melhores especialistas. É uma ação rápida, indolor (pelo menos para o pintinho, porque para o profissional eu não sei dizer) e exige uma difícil experiência. Não é necessário nenhum equipamento, exceto uma lâmpada apropriada, luvas e máscaras.

Infelizmente, essa tarefa não é ensinada em nenhuma universidade no Brasil e não há qualificações de aprendizagem profissional por aqui. Para quem quer muito aprender, recomenda-se uma Associação Japonesa especialista no assunto (ver no site http://www.esaf.fr/services_es.html).


É isso aí.

Por Carolina Luiza.



Referências:
http://www.bernalpublishing.com/index.htm
http://www.ipen.br/conteudo/upload/201006071259210.reportagem_espo_30052010.pdf
http://blog.maisestudo.com.br/profissoes-inusitadas/
http://blogdopg.blogspot.com/2008/05/sexador-de-pintos.html
http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/download;jsessionid...node1?...
http://www.abef.com.br/ubabef/index.php
http://www.esaf.fr/services_es.html

Nenhum comentário:

Postagens populares