Translate

NOVIDADE: GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA


A Universidade de São Paulo aprovou graduação em Saúde Pública, com vestibular em 2011 e início do curso em 2012. Serão oferecidas 40 vagas e o curso ocorrerá no período vespertino, com a duração de oito semestres. Será conferido ao egresso do curso o Grau de Bacharel em Saúde Pública. A Saúde Pública orienta-se para a atenção aos agravos sobre a saúde das populações e, por isso, está intimamente relacionada com as disciplinas que estudam a saúde enquanto um fenômeno coletivo, constituído por aspectos históricos, demográficos, epidemiológicos, sociais, políticos e ambientais. Sua atuação é voltada para ações preventivas e para a promoção da saúde.

Perfil do profissional

O Bacharel em Saúde Pública deve possuir formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, e ser capacitado a atuar pautado em princípios da ética no campo da Saúde Pública. Seu campo de atuação será o da dimensão coletiva da produção da saúde devendo desenvolver ações no campo da saúde ambiental, do controle das doenças e agravos, na promoção da saúde, no planejamento e na gestão de serviços, integrando conhecimentos existentes e produzindo novos conhecimentos, que resultem em melhora no estado de saúde da população e a redução nas desigualdades em saúde.

Área de atuação e mercado de trabalho

O profissional formado neste curso poderá atuar em análise de situação de saúde; gestão de sistemas e serviços de saúde; vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador; educação em saúde; promoção da saúde, dentre outras atividades. Há boas perspectivas no setor público para atuar na formulação de políticas sociais de saúde e também na gestão de órgãos de saúde públicos e privados. O sistema suplementar, que engloba empresas de seguro - saúde e organizações médicas, instituições de meio ambiente e de saneamento e terceiro setor também devem absorver esse bacharel.

Projeto pedagógico

O curso está organizado em sete eixos temáticos, cinco deles formados por conjuntos de disciplinas, um destinado a atividades integradas e um a estágio curricular. Mais informações: http://www.fsp.usp.br/site/paginas/mostrar/938

Realizando-se na Universidade de São Paulo, o curso abre também a possibilidade de uma formação mais ampla, permitindo aos alunos complementar sua formação agregando a seu currículo básico disciplinas optativas livres, de áreas como humanidades, artes, biológicas ou exatas, de acordo com sua vocação.
 
 
 
Extraído de: http://nace.com.br/clipping.asp?id_pub=5874&sec=. Acesso em 28 out 2011. Fonte:  http://www.fsp.usp.br/site/paginas/mostrar/938

Nenhum comentário:

Postagens populares