Translate

PROFISSÕES ALTERNATIVAS E INUSITADAS II


Você conhece algum "Cheirador de automóveis"? Acredite, eles existem.

A indústria automobilística desenvolveu-se de forma abrangente nas últimas décadas preocupando-se com os mínimos detalhes da fabricação de um carro inclusive com os odores dos veículos. Os “Cheiradores de automóveis” são profissionais que usam o olfato para analisar se o consumidor terá razão ao reclamar do estofamento ou de outras partes do automóvel, caso este fique exposto ao sol por algum tempo.

Amostras de tapetes, revestimentos de teto e espumas de banco, por exemplo, são colocadas em vidros e submetidas a temperaturas de até 80º. Posteriormente, o profissional “Cheirador” abre a tampa e sente o odor e então o classifica em uma escala de seis níveis, de “inodoro” a “insuportável”. Se o produto for aprovado, ele segue para a linha de produção. Depois de pronto, o veículo é colocado sob o sol por algumas horas, e em seguida eles entram e fecham as portas para fazer um novo teste. O “Cheirador” percebe cada odor e o reconhece de acordo com cada modelo de veículo.

A Volkswagen têm esses profissionais desde o final dos anos 80 na Europa. Em 1998, a empresa decidiu trazer essa novidade para o Brasil. Na época, Maria de Lourdes, estagiária de química, foi enviada para a matriz na Alemanha, para aprender o ofício em 
20 semanas de curso. 
Posteriormente, retornou para chefiar uma equipe no País que visa a saúde e a comodidade dos clientes.


Uma equipe de “Cheiradores de automóveis” conta com químicos, engenheiros de materiais e outros profissionais. Nessa profissão, é necessária muita dedicação, ótima percepção olfativa, muito treino e qualificação, uma vez que no Brasil, são poucos os profissionais atuantes nessa área, aptos a realizar os testes nos veículos.

4 comentários:

Carla disse...

Realmente neste mundo tem gente pra tudo.. mas nessa profissão a percepção tem de ser muito boa, e o salário deve ser muito bom tbem. rsrs
Carla

Eunice disse...

gostaria de fazer parte de uma empresa,nesta profissão.
tenho bom olfato!
Tenho segundo grau completo!
Quero saber se tem limite de idade
Pois,já tenho 60 anos!!
mas sou dinamica,e aparento ter menos idade.
desde já agradeço
Um abraço

Jerônimo silva bastos de campos tenxeratomatti disse...

mas o que precisa para ser um cheirador de automoveis? qualificaçoes especificas como diploma de engenhara quimica ou engenharia de produçao?
por favor teho muito interesse gostaria de saber mais sobre a profissao
obrigado
atenciosamanente Jeronimo

Carolina Luiza disse...

Olá Eunice e Jerônimo Silva, não há especificações claras sobre os requisitos para esta profissão. Observou-se que os profissionais existentes do Brasil em geral são formados em Química ou Engenharia de Materiais conforme divulgações na internet. Muitos desses profissionais ingressaram nas empresas automobilísticas em outras funções. A qualificação para a atividade devende do perfil do profissional e pode ser oferecida pela própria multinacional. Por isso, há dificuldades em precisar cursos e treinamentos para a formação do "Cheirador de Automóveis". Segue links para conhecimento. Espero ter ajudado e obrigada pela participação.
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/MSNNoticia_conteudo.vxlpub?hnid=37017

http://trampolimjobs.blogspot.com/2011/03/cheirinho-de-carro-novo.html

http://grep.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-9431-2-149547,00.html

Postagens populares