Translate

PROFISSÕES ALTERNATIVAS E INUSITADAS I:


Você sabe o que é um “Coffeetender”?


Com a evolução social e tecnológica, surgem profissões ou trabalhos mais inusitados e alternativos tentando responder às necessidades e disposições da sociedade atual. Essas novas soluções de trabalho começam então a se deparar lado a lado com aquelas profissões já conhecidas de áreas mais promissoras. Apesar da estranheza que algumas ocupações podem causar ao grande público, nota-se que as pessoas que atuam nelas conseguem aliar satisfação pessoal, aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo da vida e a possibilidade de entrada em um mercado ainda não saturado. Como exemplo disso, apresentamos o “Coffeetender” também conhecido como Barista.





- Coffeetender ou Barista: não é nenhum balconista de Bar e não deve ser confundido com o Bartender, pelo contrário, é o especialista nas várias modalidades de bebida à base de café, com o objetivo de alcançar a “xícara perfeita”. Também trabalha criando novos drinks baseados em café, utilizando-se de licores, cremes, bebidas alcoólicas, entre outros, sendo que em muitos restaurantes é o responsável por criar o cardápio de cafés. Conhece profundamente toda a cadeia produtiva do café: desde o cultivo, passando pelo processamento do grão, até os processos de extração da bebida e os modos de servi-la.




Figuras cada vez mais freqüentes em bares, cafés e restaurantes, os baristas começaram a se espalhar pelo país durante o boom do expresso, há alguns anos. O famoso "cafezinho" sempre fez parte do dia-a-dia do brasileiro, seja servido com um bolo à tarde ou tomado às pressas de manhã ou na forma de um pingado na padaria da esquina. Mas foi o expresso que tornou o consumidor nacional mais exigente - para prepará-lo, a matéria-prima precisa ter mais qualidade. Além disso, foi ele que abriu caminho para os cafés, espaços autênticos especializados na bebida, que viraram manias nacionais. Informações sobre cursos: 0800 724 4440 ou www.mg.senac.br , SINDICAFÉ MG 31-3226-2757, www.cpt.com.br/barista , www.raposeiras.com.br



Em São Paulo, desde 2007 se comemora o Dia do Barista no mesmo dia em que se comemora o Dia Nacional do Café, em 24 de Maio.
 

Acrescenta-se também que, montar um Café ou Cafeteria é uma opção lucrativa sendo você ou não Barista, contudo, seu negócio terá um diferencial se tiver pelo menos um profissional deste em sua equipe.


Informações sobre como montar uma Cafeteria: www.empregoerenda.com.br/paginas/162/1

7 comentários:

renata disse...

bakana.. gostaria de saber sobre outras profissões tbem tipo Organizer House..

carol disse...

Pode deixar, que as pesquisas sobre esta profissão já estão em andamento..

Unknown disse...

Obrigado, me ajudou bastante no meu trabalho!

Obrigado.

Rodrigo M

carolina disse...

Estamos a sua disposição para sugestões, críticas e idéias.

Obrigada por colaborar com este blog.

Carolina Luiza

Mônica disse...

Obrigada pelas informações, estarei divulgando para meu irmão tbm, ele ama café

Unknown disse...

O que licores

Unknown disse...

O que e licores digitei errado perdão

Postagens populares