Translate

PROFISSÃO MÚSICO


Você já se assustou alguma vez quando um amigo escolheu ser músico como profissão? Ou mesmo, até você já se sentiu discriminado por pensar nessa profissão para o futuro? Não se preocupe, além de ser muito antiga essa profissão é reconhecida por lei e atualmente tem indicado um mercado promissor.

O bacharel em música pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares. Enquanto:

- Compositor: produz peças e anotando-as em partituras para que outros instrumentistas e cantores a executem.

- Arranjador: cria versões de uma peça musical.

- Maestro: lidera orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais.

- Intérprete: trabalha na execução de um instrumento ou no canto.


O que fazer no mercado?


      A educação musical é a que mais demanda postos de trabalho. Recentemente, a disciplina tornou-se obrigatória nos ensinos Fundamental e Médio e ainda não há profissionais formados em número suficiente para atender a todo o país. A expectativa é que dobre o número de vagas nos próximos anos, garantindo a expansão da profissão. Além do setor educacional, o bacharel pode atuar como compositor, arranjador, produtor musical, maestro e intérprete em áreas que vão da regência à produção de jingles e ringtones para o mercado publicitário. Embora mais restrito, há espaço também para quem quiser seguir a carreira de músico erudito, seja em orquestras, conjuntos instrumentais e grupos de música de câmara. Uma novidade é o aumento da participação desse profissional em projetos sociais que têm como pilar o ensino musical. Com isso, o mapa do emprego se expandiu e hoje não está restrito aos pólos culturais tradicionais e grandes capitais.

Como é o curso?

            Disciplina diária de estudo e, na maioria das escolas, alguma vivência no campo musical são pré-requisitos básicos para quem quer fazer esse curso. O processo de ingresso inclui teste de conhecimentos gerais sobre a área e uma prova de aptidão, nos quais são avaliadas a habilidade em Música. A matriz curricular tem disciplinas como história da música e da arte e percepção musical. O bacharelado oferece habilitação em canto, composição, regência e instrumento. A formação para o futuro professor de música é obtida com a licenciatura, que recebe diferentes denominações, como Educação Artística (música), Educação Musical e Música (educação musical). Duração média: quatro anos para canto, instrumento e licenciatura; seis para composição e regência.

 
Algumas instituições em Minas Gerais que disponibilizam o curso:
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
UEMG
FAMINAS
UFMG
Entre outras pelo Brasil.


 
Referências:
Regulamentação:
- http://www.ombmg.org.br
- http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/artes-design/profissoes_279792.shtml
- http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL356536-5604,00-CANDIDATO+A+FACULDADE+DE+MUSICA+TEM+QUE+SER+ALFABETIZADO+MUSICALMENTE.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom! Vou procurar o curso.

albert disse...

dificil mesmo é saber se será absolvido pelo mercado apos a mudança do poder executivo .

Postagens populares