Translate

PROFISSÃO MÚSICO


Você já se assustou alguma vez quando um amigo escolheu ser músico como profissão? Ou mesmo, até você já se sentiu discriminado por pensar nessa profissão para o futuro? Não se preocupe, além de ser muito antiga essa profissão é reconhecida por lei e atualmente tem indicado um mercado promissor.

O bacharel em música pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares. Enquanto:

- Compositor: produz peças e anotando-as em partituras para que outros instrumentistas e cantores a executem.

- Arranjador: cria versões de uma peça musical.

- Maestro: lidera orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais.

- Intérprete: trabalha na execução de um instrumento ou no canto.


O que fazer no mercado?


      A educação musical é a que mais demanda postos de trabalho. Recentemente, a disciplina tornou-se obrigatória nos ensinos Fundamental e Médio e ainda não há profissionais formados em número suficiente para atender a todo o país. A expectativa é que dobre o número de vagas nos próximos anos, garantindo a expansão da profissão. Além do setor educacional, o bacharel pode atuar como compositor, arranjador, produtor musical, maestro e intérprete em áreas que vão da regência à produção de jingles e ringtones para o mercado publicitário. Embora mais restrito, há espaço também para quem quiser seguir a carreira de músico erudito, seja em orquestras, conjuntos instrumentais e grupos de música de câmara. Uma novidade é o aumento da participação desse profissional em projetos sociais que têm como pilar o ensino musical. Com isso, o mapa do emprego se expandiu e hoje não está restrito aos pólos culturais tradicionais e grandes capitais.

Como é o curso?

            Disciplina diária de estudo e, na maioria das escolas, alguma vivência no campo musical são pré-requisitos básicos para quem quer fazer esse curso. O processo de ingresso inclui teste de conhecimentos gerais sobre a área e uma prova de aptidão, nos quais são avaliadas a habilidade em Música. A matriz curricular tem disciplinas como história da música e da arte e percepção musical. O bacharelado oferece habilitação em canto, composição, regência e instrumento. A formação para o futuro professor de música é obtida com a licenciatura, que recebe diferentes denominações, como Educação Artística (música), Educação Musical e Música (educação musical). Duração média: quatro anos para canto, instrumento e licenciatura; seis para composição e regência.

 
Algumas instituições em Minas Gerais que disponibilizam o curso:
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
UEMG
FAMINAS
UFMG
Entre outras pelo Brasil.


 
Referências:
Regulamentação:
- http://www.ombmg.org.br
- http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/artes-design/profissoes_279792.shtml
- http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL356536-5604,00-CANDIDATO+A+FACULDADE+DE+MUSICA+TEM+QUE+SER+ALFABETIZADO+MUSICALMENTE.html

Trabalhar e estudar pra concurso dá certo?

Estudar para concurso exige tempo, dedicação e disciplina. Por isso, muitos candidatos optam por deixar seus empregos para dedicar tempo integral aos estudos.


Mas coordenadores de cursos preparatórios alertam que essa prática mais prejudica do que ajuda. E avisam: pelo menos 60% dos alunos que passam nos concursos públicos conciliaram trabalho, estudo e família.


"Quem só estuda se cobra muito e na hora da prova fica nervoso. O tempo ocioso, em vez de ajudar, só atrapalha", diz Carlos Alberto de Lucca, coordenador geral do Siga Concursos.


Para José Luís Romero Baubeta, diretor de Recursos Humanos da Central de Concursos, "a combinação trabalho e estudo ajuda a melhorar a auto-estima, diminui a ansiedade."


Além disso, Baubeta diz que largar o emprego é arriscado porque, via de regra, as pessoas não passam no primeiro concurso. Assim, a frustração aumenta a pressão. "Todos devem ter consciência de que as provas não são fáceis e que podem demorar para passar".


De acordo com Lucca, é possível conciliar o emprego e a preparação para o concurso com uma fórmula simples: estudar com direcionamento e foco, e não se ater apenas ao tempo de estudo.


Lucca diz que os candidatos devem ficar atentos às matérias que estão nos editais e na forma como elas são abordadas nas questões. "O ideal é resolver provas anteriores para ver o que é perguntado e como é perguntado".
Método e planejamento


Ele aconselha o candidato que trabalha a ser metódico, fazendo um planejamento de estudo todos os dias.


"Se o aluno estuda uma matéria a cada 20 minutos ele consegue intercalar os momentos de intervalo, como almoço e jantar".


Outra dica é fazer uma pausa a cada 50 minutos, por 10 minutos, se o período de estudo for entre três ou quatro horas por dia. "Essas paradas são importantes para o aprendizado".


Para quem vai prestar concurso em a um a três meses, Lucca aconselha o candidato a estudar todos os dias. Mas, caso o concurso esteja previsto para mais tempo, é recomendável que ele tire um dia da semana para descansar.


"Se o período de preparação é curto, vale investir, mas trabalhar e estudar sem pausa faz o rendimento cair. Nos momentos de descanso, é bom ele [o candidato] fazer o que mais gosta".


Família


A família também tem papel importante durante a dedicação aos estudos. "A família deve entender que está sendo priorizada a preparação para o concurso, que é um projeto a médio e longo prazo", diz Baubeta.


Lucca recomenda estudar em grupo. Nesse caso, a família pode até ajudar, fazendo perguntas das apostilas. Mas o estudo com outros candidatos também é recomendado, pois um pode tirar as dúvidas do outro. "Verificar provas anteriores ajuda a ver como está o desempenho, o que é preciso reforçar e melhorar", diz.


Baubeta indica que o candidato, para ter maior concentração, vá até bibliotecas municipais ou salas de estudo dos próprios cursos preparatórios para estudar. "E estudar com colegas estimula ainda mais", ressalta.




Extraído de http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL106903-9356,00-CONCURSO+DA+PARA+CONCILIAR+TRABALHO+E+ESTUDO.html em 17/03/2010 às 18:30h. Escrito por Marta Cavallini.



Postagens populares