Translate

O QUE É ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL?


A orientação profissional ou vocacional é muito importante para jovens e adolescentes que se encontram em momentos como da escolha do curso  no vestibular ou sobre o que quer ser profissionalmente no futuro. Antigamente, no Brasil, as escolas realizavam durante os anos pré-vestibulares, testes vocacionais com os seus alunos. Aquele era o momento da análise, das opções, para depois fazer uma escolha. Hoje em dia, os testes vocacionais são realizados em poucas escolas particulares ou acabam sendo muito caros, o que limita o acesso de estudantes de baixa renda.

Esses testes não determinam o que você DEVE fazer, mas ajudam a delimitar a área de atuação mais favorável do indivíduo e levam o indivíduo e a família a analisar as principais dificuldades na escolha profissional que podem inclusive, prejudicá-lo posteriormente. Assim, a gama de opções de profissões se restringe àquela área, tornando mais objetivo o trabalho de orientação. Mas é claro que estas áreas de atuação são muito relativas. É preciso levar em conta que as profissões podem se combinar de várias maneiras, misturando várias ciências. A orientação vocacional é um processo de autodescoberta do jovem, que se sente perdido e sem norte. Para casos mais sérios, aconselha-se não só o teste em si, mas o acompanhamento com um psicólogo, pois os testes são padronizados, mas, as pessoas são diferentes.


Teste vocacional


Geralmente, os modelos de testes vocacionais visam medir interesses, aptidões, a personalidade e a inteligência do jovem. São avaliadas ainda as suas habilidades, o seu nível de percepção, o raciocínio e a memória. É considerado também o lado pessoal, o equilíbrio mental e emocional, as angústias, os conflitos e as rivalidades da pessoa. Isso por meio de avaliações estruturais, dinâmicas e outros métodos. Além disso, são feitas entrevistas com o jovem e os pais, onde é feita a análise das situações rotineiras da família, o histórico cultural e familiar e os relacionamentos sociais que os envolvem.


Resumindo, essa orientação é feita com um psicólogo em algumas sessões e os objetivos principais são: autoconhecimento, conhecimento do mercado e das profissões e tomada de decisão (a escolha).







ABAIXO, SEGUE ALGUMAS DICAS DE LOCAIS ONDE PODE-SE TER A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL A UM CUSTO BEM MENOR:


Clínica de Psicologia Newton Paiva

R. Pepery, 700, Nova Granada, Belo Horizonte, CEP 30460-560, tel. (31) 3516-2662
Como é: Oito a dez encontros, em grupo ou individual, uma vez por semana.
Inscrições: Durante o período letivo.
Valor: R$ 5,00 a 20,00 cada sessão de acordo com as condições do interessado.

Programa de Orientação Profissional POP – UFMG

Av. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Filosofia e Ciências humanas, 2º and., Pampulha, Belo Horizonte, CEP 31270-901, tel. (31) 3409-5070
Como é: Em média oito encontros, em grupo ou individual, uma vez por semana.
Inscrições: Durante todo o período letivo.
Valor: R$ 80,00 (dividido em duas vezes).

Serviço de Psicologia - Fumec

R. Ramalhete, 248, Anchieta, Belo Horizonte, CEP 30310-310, tel. (31) 3284-8999
clinica@fch.fumec.br
Como é: Aproximadamente quatro sessões, individual, uma vez por semana.
Inscrições: Início de cada semestre letivo.
Valor: 30,00.

Clínica de Psicologia - PUC Minas/Campus Coração Eucarístico

Av. D. José Gaspar, 500, prédio 44, Coração Eucarístico, Belo Horizonte, CEP 30535-901, tel. (31) 3319-4322 clinicapsic@pucminas.br (Verificar atendimento campus São Gabriel)
Como é: Em média dez sessões, individual, duas vezes por semana.
Inscrições: No início de cada semestre.
Valor: Taxa simbólica negociada a partir das condições financeiras do interessado.

Nenhum comentário:

Postagens populares