Translate

PROFISSÕES ALTERNATIVAS E INUSITADAS IV: QUIROPRAXIA


É a área da saúde que trata e previne doenças dos sistemas nervoso, muscular e esquelético por meio de terapia manual, principalmente manipulação das articulações. O quiropraxista dedica-se à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento das alterações de má posição articular, que interferem na função normal de músculos e nervos. Ele trata, por exemplo, de hérnia de disco, alteração postural e dor nas costas ou de cabeça. Para isso, faz uso de vários métodos terapêuticos, como terapia manual, exercícios físicos, reeducação postural e orientação nutricional. Pode trabalhar em parceria com fisioterapeutas e, caso seja necessário, encaminhar o paciente para tratamento com um ortopedista, reumatologista ou neurologista.

O MERCADO DE TRABALHO
Apenas duas instituições de ensino oferecem o curso: a Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP), e o Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo (RS). Com isso, o número de formados é baixo para a demandado mercado. Segundo a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), há no Brasil apenas 400 profissionais graduados. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, estima que 70%das pessoas com mais de 40 anos apresentam algum problema de coluna – e esse número atinge até 90% da população acima de 50 anos. Assim, as oportunidades de trabalho são amplas.Elas estão nas clínicas multidisciplinares, nos clubes esportivos, nos spas e nas academias.Está em alta o profissional especializado em doenças ocupacionais como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). Nos hospitais, as vagas surgem para o especialista da área clínica e de saúde da família. Havia quiropraxistas atuando em apoio à equipe de atletas brasileiros que participou das Olimpíadas de Pequim, na China, no ano passado, e dos Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro, em 2007. O mercado está aquecido principalmente nas capitais, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Salvador (BA), mas cidades grandes do interior também estão à procura de profissionais do setor. A partir da regulamentação da profissão, cujo processo está em andamento, os quiropraxistas poderão atuar na saúde privada e atender por meio de convênios médicos.

O CURSO


O currículo aborda principalmente o tratamento das disfunções das articulações humanas por meio de procedimentos manuais chamados ajustes quiropráticos. Para isso, há muito treinamento prático, normalmente feito na clínica da escola. Na parte teórica, os alunos estudam disciplinas como anatomia, fisiologia, fisiopatologia da coluna cervical e biomecânica do movimento. A partir do sexto semestre começa o estágio supervisionado, que oferece atendimento à comunidade.




Duração média: cinco anos.
 
 
Conheça:www.quiropraxia.org.br
 
Extraído e adaptado de www.guiadoestudante.abril.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

caraca.. tem profissão pra tudo einh..muito boa!!
Serginho BHTE.

Luciana disse...

OI Carol,
aqui deixa eu te perguntar
você sabe se o Edital do concurso do Banco Central já saiu?
Se tiver saido você manda pra mim fazendo favor?
BJo Brigada!!!

Postagens populares