Translate

PROFISSÃO: CORRETOR DE IMÓVEIS


Esse profissional tem diversos ramos de atividade, como imóveis usados, gestão de carteiras e até administração de condomínios.

Para ser um corretor de imóveis, se faz necessário ter o curso técnico em transações imobiliárias. Esse curso, que é habilitado pelas autoridades de educação, é a porta de entrada para o exercício da atividade. É multidisciplinar, onde o aluno vai tomar conhecimento com disciplinas como matemática financeira, língua portuguesa, avaliação imobiliária, noções de informática, direito e legislação e operações imobiliárias. Para exercício da profissão, o corretor precisa ser registrado no conselho regional respectivo. 

Atualmente, os segmentos com mais profissionais atuando são a venda de imóveis usados – grupo grande de corretores autônomos -, e os lançamentos de empreendimentos. Mas dentro dessa atividade, há especializações. Existe profissionais que trabalham especificamente com chácaras e fazendas, perícia judicial na avaliação imobiliária, locação, administração de condomínios e carteiras imobiliárias. 

A visão de empreendedorismo é essencial e também faz parte da natureza do corretor. Essa característica deve estar muito presente, pois ele precisa enxergar em um determinado imóvel a potencialidade do negócio, e deve exibi-la de forma segura e precisa para o comprador. No capítulo 13 do código civil brasileiro, do artigo 722 ao 729, fala-se a respeito do exercício da profissão da corretagem.

Em especial, o 723 foi alterado no início deste ano, aumentando a responsabilidade do corretor nas transações. Antes, o código dizia que o profissional era obrigado a informar para seu cliente todos os aspectos e informações que estiverem apenas ao seu alcance, como liquidez e avaliação. Hoje, o profissional é responsável por todos os aspectos que envolvem uma negociação imobiliária. Quando há a compra por meio do corretor, agora ele responde também por perdas e danos.

Em relação ao retorno financeiro, são poucas a imobiliárias que pagam um salário fixo, ou ajuda de custo, e que dão percentual na venda feita pelo profissional. O que impera no mercado é o trabalho liberal autônomo. O corretor trabalha sempre no risco, e cada empresa e profissional ajusta qual a parcela cada um ganhará na transação. O artigo 728 do código civil brasileiro especifica que, quando há a participação de mais de um corretor no negócio, a remuneração é dividida em partes iguais, salvo ajuste entre ambos.



Alguns locais do curso Técnico em transações imobiliárias:

Sindimóveis
http://sindimoveismg.com.br/plus/modulos/conteudo/?tac=curso-tti

SecoviMG
http://www.secovimg.com.br/newsite/informa/index.php?codigo=171

Colégio Minas Gerais:
http://www.colminasgerais.com.br/tec_imob.htm

Instituto Federal do Sudeste MG
http://www.jf.ifsudestemg.edu.br/index.php?centro=cursos/transimobiliarias.php

Instituto do Corretor
http://www.institutodocorretor.com.br/



REFERÊNCIAS:
Autor: Caio Lauer. In:www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/profissoes-em-alta/guia-das-profissoes-corretor-de-imoveis
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6530.htm
http://www.cofeci.gov.br/portal/


**Para acessar a página dos link's acima, copie o endereço e cole na barra de endereços em uma nova página da internet.

Nenhum comentário:

Postagens populares